Por Walisson Pinheiro Pereira,

Modelo se consolida como vice-líder do segmento e aposta em tecnologia para atrair novos consumidores


A Ford Ranger 2025 chega ao mercado consolidada como uma das picapes médias mais modernas e competitivas do Brasil. Após assumir a vice-liderança da categoria em 2024, superando a Chevrolet S10, a terceira geração da Ranger reforça sua presença com um conjunto atualizado, que alia desempenho, tecnologia e uma ampla variedade de versões.


Produzida na Argentina, a nova Ranger tem preços que variam de R$ 219.990 a R$ 490 mil, abrangendo desde a versão mais urbana, Black 2.0 AT 4x2, até a esportiva Raptor 3.0 V6 biturbo, importada da Tailândia. Em 2025, a linha ainda ganhará variantes com cabine simples, ampliando seu alcance no mercado.


Motores e desempenho


A Ford manteve o foco em motores turbodiesel, garantindo força e eficiência para diferentes perfis de usuários. O motor 2.0 Panther, de quatro cilindros, entrega 170 cv e torque de 41,3 kgfm, podendo ser combinado a câmbio manual ou automático de seis marchas, com tração traseira ou 4x4.


Já as versões mais potentes contam com o 3.0 V6 Lion, que oferece 250 cv e torque robusto de 61,2 kgfm, acoplado a uma transmissão automática de 10 velocidades e tração integral. Para quem busca máximo desempenho, a Ranger Raptor se destaca com o motor 3.0 V6 biturbo Ecoboost, que gera impressionantes 397 cv e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos.


Consumo de combustível


O consumo da Ranger 2025, segundo o Inmetro, varia conforme a motorização:

2.0 AT 4x2: até 12,4 km/l na estrada

2.0 AT 4x4: até 11,5 km/l na estrada

3.0 V6 AT 4WD10,2 km/l na estrada

3.0 V6 biturbo (Raptor)7,4 km/l na estrada


Dimensões e capacidades


A Ford Ranger 2025 se destaca pelo porte imponente e pelas boas capacidades para o trabalho pesado e aventuras off-road. A picape mede 5,37 metros de comprimento, tem vão livre do solo de 23,5 cm e pode atravessar trechos alagados de até 80 cm de profundidade. A capacidade de carga varia entre 1.023 kg e 1.071 kg, dependendo da versão.


Raptor, versão mais extrema da Ranger, tem bitolas alargadas, suspensão reforçada e ajustes exclusivos para desempenho off-road. No entanto, sua capacidade de carga é reduzida para 736 kg.


Itens de série e tecnologia


A Ranger 2025 é bem equipada desde as versões de entrada. A partir da XL 2.0 MT 4x4, há sete airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de rampa, central multimídia Sync com tela de 10” e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.


Nas versões mais sofisticadas, como a Limited 3.0 V6 AT 4WD, os destaques incluem chave presencial, ar-condicionado digital bizona, GPS off-road e rodas aro 18”. Já a Raptor, topo de linha, adiciona câmera 360°, suspensão eletrônica Fox, som premium Bang & Olufsen e faróis LED Matrix.


Conclusão


Com um projeto moderno, opções para diferentes perfis de consumidores e um equilíbrio entre robustez e tecnologia, a Ford Ranger 2025 reforça seu protagonismo no segmento de picapes médias. Embora ainda fique atrás da Toyota Hilux em vendas, a Ranger se destaca como uma alternativa mais tecnológica e potente, especialmente nas versões equipadas com motor V6.


Seja para o trabalho, lazer ou aventuras extremas, a nova Ranger se apresenta como uma das melhores opções do mercado, combinando custo-benefício competitivo e um pacote tecnológico de última geração.